top of page

Lara Matana

A artista Lara Donatoni Matana, natural de Andradina no interior paulista, propôs-se a um desafio que vai além dos horizontes que o olho humano pode capturar. A menina, que descobriu a arte de forma autodidata, não imaginava que estaria iniciando sua trajetória rumo a uma assinatura única na história da arte contemporânea brasileira. Aos 22 anos, entra em contato com a Arte, tendo formação somente em cursos livres e pesquisas individuais de materiais buscando encontrar sua linguagem própria.

​

A partir de 2000, procura nas poéticas em abstração formal, descobrindo nas possibilidades intrínsecas da madeira a sua verdadeira matéria prima de trabalho. Lara utiliza apenas troncos e madeiras descartadas ou árvores caídas, pois acredita no dever da conscientização ambiental em prol da sustentabilidade. Em 2008, um ano após sua entrada na Academia Brasileira de Belas Artes, teve sua elevação de grau para a cadeira no 2, cujo patrono é o pintor Henrique Bernardelli. Destaca-se ainda a participação no Salão Jovem Arte Matogrossense e a idealização de escultura que serviu como o “Troféu Guará” do Festival de Cinema Ambiental de Mato Grosso.

 

Hoje em dia, ela vive em sua própria vila, como ela mesmo chama, que integra a sua casa, o atelier, a galeria e seu estúdio de Yoga, onde leciona aulas semanais, na cidade de Valinhos, região de Campinas, no interior de São Paulo.

lara-matana.jpeg
Captura de Tela 2023-06-27 às 14.13.21.png

Da mesma forma que Lara busca sua conexão com o divino através da prática espiritual, as árvores o fazem por meio de suas raízes, através das quais deixam marcas no solo terrestre em busca do equilíbrio e da consonância com a essência do planeta. Lara Donatoni Matana situa-se no universo dos criadores que operam em harmonia com a Natureza, artistas que se espalham pelo mundo em grupos integrados, células comunicantes, individualidades carismáticas que atuam em defesa do planeta.

 

Mais que uma atitude estética, trata se de busca por qualidade de vida que, por si só, já envolve suas criações de uma aura especial. Não obstante essa sintonia, a produção artística de Lara desenvolve-se com descartes de madeira, reutilizados de forma sustentável e inteligente, extraindo efeitos sedutores de placas, caibros, toras, tocos e toquinhos, sarrafos, farpas, lascas e lâminas.

Visite nossa
galeria online.

Conheça melhor a Divino Galeria. Quadros e obras de arte para sua residência ou ambiente corporativo.

Ver loja virtual / Galeria
WhatsApp Divino Galeria
bottom of page